top of page
Foto do escritorMárjila Souza Petroski

Moda Anos 2010: Realidade ou Surto coletivo?

Atualizado: 2 de set. de 2021

Oie! Eu tenho visto muita gente nostálgica pelo Instagram (creio que mais um dos milhões de efeitos pandêmicos que todo mundo teve foi querer voltar no tempo). E eu comecei a lembrar um zilhão de coisas que eu usava quando era adolescente e várias que parecem um surto coletivo.

Quando eu tinha uns 13 anos, eu queria fazer faculdade de Moda e eu sempre fui muito leitora da Capricho, então eu montava uns looks de gosto duvidoso, mas cheios de personalidade. No fim do post eu coloquei umas fotos para vocês verem a Jovem Márjila amante de moda.

A ideia desse post é te transportar para uma outra era, então eu fiz uma playlist para você, que, como eu, foi uma adolescente estilosa nos anos 2010, leitora de Capricho, Atrevidinha, TodaTeen e que assistia os clipes no Top TVZ da MTV, ouvir enquanto lê o post:










Espero que gostem!


1) Acessórios de mustache

Acho que todo mundo já teve pelo menos um anelzinho de bigode, que a gente fazia questão de gastar o inglês e falar "mustache". E era de lei tirar uma foto com o acessório na frente do rosto, bem menina Tumblr.


2) All Star de salto

Essa tendência não tive, mas sempre quis. Eu achava a coisa mais chique do mundo um All Star de salto.


3) Bolerinho

Eu fui uma grande usuária de bolerinho, eu tinha, sem brincadeira, uns 10, de todas as cores e tecidos, de manga longa e curta, porque ele compunha qualquer look com maestria.


4) Bota de franja

O surto "Rainha da FAPI" veio para todo mundo nos anos 2010 também, bem Miley Stewart voltando pra Crowley Corners no filme.


5) Bota franzida de camurça sem salto

Eu era apaixonada na minha botinha sem salto de camurça, achava ela um luxo e quando a bichinha estragou porque eu usava todo santo dia, fiz minha mãe rodar a cidade atrás de outra e a gente só achou na internet uma nova para comprar.


6) Calça capri

Ou calça corsário. Era a paixão das meninas na minha escola, porque era ótima para fazer educação física, já que era de um tecido molinho, mas não era tão longa quanto uma legging. Todo mundo usava e eu amava usar com shortinho jeans por cima.


7) Calça jeans colorida

Toda boa fã de Restart teve sua fase jeans coloridos. Eu não gostava não, mas lembro que era febre na escola.


8) Calça de galáxia

Absolutamente tudo que tinha estampa de galáxia era moda, especialmente as calças. Eu sempre quis ter uma, via as meninas usando no pinterest e achava muito Tumblr, mas nunca tive.


9) Calça listrada preta e branca

As jovens amavam ficar a cara do Beetlejuice ou do Jack (do "Estranho Mundo de Jack"), as ruas pareciam um grande Halloween ambulante o ano todo.


10) Camiseta Jack Daniels

Amava o conceito de meninas de treze anos usando camiseta de uma marca de whisky caríssima, achava muito chique.


11) Camiseta Keep Calm

Eu fui uma grande adepta do "Keep Calm", tudo meu tinha essa frase, desde capa do Facebook até decoração do quarto.

Outra coisa que já vou lembrar aqui, a pira com "Hakuna Matata", as meninas falavam isso para absolutamente tudo na minha escola.


12) Camiseta com bandeira do Reino Unido

Essa eu amava e confesso que tenho uma até hoje, porque foi o primeiro DIY que eu fiz na vida, vi no blog de uma menina.


13) Headband

Só as fãs da Manu Gavassi on. Eu tinha um milhão de headbands, para combinar com todas as minhas roupas, mas como não achava para comprar no meu país Ourinhos, minha mãe que tinha que fazer. Isso quando não dava a louca e eu colocava um colar na cabeça achando que tava arrasando.


14) Óculos de sol espelhados

Eu acho que as pessoas ainda usam essa, na real. Mas teve uma época que absolutamente todo mundo tinha um desses. Eu nunca curti muito.


15) Piranha que muda de cor no sol

Eu morro de saudade das piranhas que ficavam roxinhas no Sol, achava tão mágico. Nunca mais encontrei para vender, vivo procurando nas lojinhas de bijuteria. Às vezes acho que foi um surto coletivo mesmo.


16) Pulseira do Equilíbrio

As adolescentes exotéricas amavam esse negócio. Mas nunca era a original que custava um rim e prometia curar tudo. Olha a descrição que eu achei em um site da época sobre essas pulseiras:

"As pulseiras contêm um holograma que contém frequências que reagem positivamente com o campo magnético de seu corpo para amplificar a comunicação de cada célula. Quando as células se comunicam melhor, o corpo trabalha melhor, aprimorando o equilíbrio, força, flexibilidade e circulação sanguínea."


17) "Ray Ban" colorido

Também nunca tive um desses, mas a minha melhor amiga da época tinha e eu sempre usava o dela e me sentia a própria Katy Perry de Piraju.


18) Relógio que trocava de pulseira

Absolutamente todo mundo na minha escola tinha um desse e ele geralmente combinava com a calça jeans que a pessoa estava usando no dia.


19) Saia de babado

Eu tinha uma rosa dessas, que tive que mandar fazer, porque na cidade só tinha para meninas magrinhas, e eu achava que estava abalando com ela.


20) Vestido e saia balonê

Eu ama demais vestidos e saias balonê, tinha um vestidinho tomara que caia rosa chiclete que usava sempre.


21) Saia bandage

Se as meninas não pareciam um balão, pareciam uma salsicha apertada nessas saias.


22) Vestido/saia e calça

Meninas recatadas que só usavam vestidinho curto com uma legging por baixo, me adicionem.


23) Sandália birken

Esse chinelo eu jurava que era um surto de umas amigas minhas, mas ele realmente existe e as pessoas realmente usam. Ele é feio que dói, mas dizem que é muito confortável.


24) Sandália gladiadora

O conceito de ficar com a perna amarrada que nem um pernil era muito real.


25) Calça saruel

Eu não sei onde a gente estava com a cabeça para pegar uma calça que só tropeiro usava e fazer virar moda, de verdade. Mas confesso que era a coisa mais confortável do mundo.


26) Shorts jeans com forro do bolso a mostra

Eu não entendo essa tendência até hoje, do shortinho com o tecido estampado do bolso aparecendo.


27) Shorts de babado de renda

O surto das meninas boho/românticas.


28) Sneakers de salto

Eu não consigo mais olhar para esse sapato, porque todo mundo por volta de 2012 usava um desse. Onde você olhava, tinha alguém com esse negócio.

A única pessoa que fica realmente bem com isso é a Beyoncé no clipe de "Love on Top", porque ela fica bem até enrolada em um saco de lixo.


29) Tiara de flores

Eu achava muito conceito tirar foto Tumblr com essas tiaras de for, eu sempre tirava, achando que estava arrasando.


30) Touca hipster

Eu gosto de chamar isso de "touca sacuda", porque ela consegue simplesmente ficar com um formato literalmente escroto em qualquer cabeça.


31) Batom rosa claro

A MAC lançou um bendito batom, o "Snob", que era nessa cor mais horrível do mundo e o mundo parou. Óbvio que o que eu tinha era da Avon, mas era essa cor.


32) Camiseta customizada com cortes

Toda boa fã de DIY já cortou uma camiseta, para customizar, eu sei. Eu mesma já fiz isso, mas foi por calor mesmo.


33) Capinha de celular de bichinho

A tendência que eu torço para voltar todo dia, porque eu amava demais! Eu tinha uma de Gato de Cheshire que eu amava muito.


34) Lenços xadrez

Época de FAPI aqui em Ourinhos todo mundo usava essa tipo de lenço e eu achava uma gracinha.


35) Shorts com bandeira dos EUA

Party in the USA vibes.


36) Unhas de pelúcia

Eu tenho um pote de pelúcia que eu comprei para colocar na unha em 2012 aqui em casa até hoje, porque fiquei com dó de usar. Ela só ficava peludinha por um tempo muito curto e depois já parecia um rato molhado.


37) Vestido mullet

Eu acho isso TUROW até hoje, acho um charme esse conceito de curto e longo ao mesmo tempo, bem que podia voltar com tudo.


38) Color block

Isso eu não tenho nem palavras para explicar, porque a gente parecia saída de um clipe dos anos 80 da Cyndi Lauper e tava tudo bem.


39) Boné de aba reta

Eu adorava o conceito "princesa de aba reta", das meninas brancas ricas que queriam parecer periféricas e descoladas.


40) Mechas coloridas no cabelo

Era muito moda fazer só algumas mechas no meio do cabelo quando eu era adolescente, várias meninas na escola tinham, mas eu nunca tive coragem.


Se você também usava algumas coisas desse post, comenta aqui em baixo ou no direct do Instagram!


Vou deixar aqui umas fotos minhas de adolescente com uns looks bem inusitados, para dizer o mínimo. E a real é que eu usava umas coisas meio esquisitas e as pessoas me zoavam, mas eu nunca liguei para isso, porque me sentia bem assim. Acho que moda é sobre isso.

O cinto "marcando a cintura" que eu vi na Temporada de Moda Capricho, no Boomerang e fiz minha mãe rodar a cidade atrás. Lembro até hoje de quando comprei, paguei R$10,00 e usei até rasgar.



Comments


bottom of page